Que tipo de marketing minha empresa deve usar?

Que tipo de marketing minha empresa deve usar?

Quais as principais diferenças entre o inbound marketing e o marketing direto e qual deles é o melhor para sua organização?

Inbound marketing consiste em conquistar o público por meio do conteúdo oferecido pela organização em seu site, blog e redes sociais. A ideia é fazer com que o marketing inbound seja envolvente o suficiente para que parta para a decisão da compra. O marketing direto, por sua vez, tem uma estratégia completamente diferente e, por vezes, um tanto agressiva. É a mais adotada pelos setores de vendas, que têm como meta aumentar o número de conversões sem pesar a relação que as pessoas têm como a marca. No Marketing direto não há a preocupação de estabelecer com o potencial cliente uma relação mais próxima. Neste modelo, o que interessa de fato é realizar o maior número de vendas no menor tempo possível.

Para que as diferenças entre os dois modelos de marketing fiquem mais claras para você, vale dizer que enquanto o Inbound trabalha com o funil de vendas, valoriza o conteúdo para que, lá na frente, o lead decida pela compra, isto é, sinta-se motivado para realizar tal ação, o Marketing direto consiste em ir direto ao ponto (às vendas) sem considerar as etapas de conquista que consistem em fazer do público fã da marca.

Qual modelo usar?

Isso depende muito do seu objetivo. Se a intenção é chamar a atenção do público e fazer dele interessado pelo que a marca tem a dizer, a opção mais indicada é o Inbound, uma vez que este modelo baseia-se na ideia de que é preciso nutrir o público com informações valiosas a fim de trazê-lo mais para perto e, consequentemente, fidelizá-lo. No Marketing direto o foco são as ações mais agressivas.  Vale dizer que tais ações, ao contrário das da outra estratégia, sofrem muito com a resistência do público, embora tragam algum resultado. Ao pesar na balança, conclui-se, portanto, que o Inbound tem muito mais vantagens. A fidelização do público cuidadosamente conquistada em suas 4 suas etapas traz resultados, sem dúvida, muito mais animadores.

Ainda vale a pena investir em marketing direto?

Embora o Inbound Marketing, cada vez mais, se consolide e seja a estratégia mais adotada por empresas que entendem a importância do relacionamento, muitas outras ainda recorrem ao Marketing direto. Ações como as de telemarketing, por exemplo, apesar de consideradas muito agressivas e invasivas, continuam dando bons resultados a muitas empresas. É importante, portanto, estar ciente do elevado gasto e da taxa de rejeição que este tipo de estratégia está sujeita, mas, quando bem aplicada, pode trazer um saldo muito positivo.

Antes de decidir por uma estratégia ou outra é preciso parar para pensar no futuro da marca no cenário digital. Você pode optar pelo Inbound devido ao seu baixo custo, pelo contato mais próximo com o público que o modelo proporciona e por tudo o que a marca conquista ao concentrar esforços em produzir um conteúdo capaz de, naturalmente, fisgar quem mais interessa. No entanto, se a sua intenção é obter um resultado em um curto espaço de tempo e se tiver verba suficiente para investir em ações mais agressivas e mais caras, o Marketing Direto está aí para atender as suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *